quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Refletindo sobre o lado obscuro da mente humana





Refletindo sobre a conplexa massa cinzenta que está misteriosamente entranhada em nosso crânio, vemos um lado assustador e obscuro, onde habitam os mais terríveis pensamentos e as mais bizarras sandices que um ser humano pode ou não cultivar.
É o elo entre o natural e sobrenatural. Como se o subconsciente fosse uma janela para o mundo espiritual. Um portal que habita em nossa mente. Aparentemente descontrolado, mas que na verdade é conduzido pelo nosso consciente.
Onde os nossos sentidos, mas principalmente os olhos servem como captadores de informações, que são processadas ao comando da batuta da nossa mente. Onde o livre arbítrio faz a diferença entre os que adentrarão ou não pelo portal da mente.
Afora a filosofia descrita, posso trazer exemplos práticos dessa reflexão. Como as formas que reagimos a cenas de assassinatos corriqueiras em filmes e noticiários.
Manipulando essa informação de forma correta, logo nos vem a indignação e a tristeza por existirem pessoas capazes de tirar a vida alheia. Entretanto, muitas pessoas preferem brincar com essa informação captada pelos olhos e achar a tal cena, algo fantástico digno de um balé da morte.
De certa forma isso fica entranhado na nossa mente de uma forma suave, mas bastante consistente. Assim, ao longo do tempo e ao passar dos anos, forma-se uma cultura que banalisa a violência ou pior, que é armazenada na escuridão do subconsciente.
É um monstro aprisionado que pode ser libertado a qualquer instante. O guardião mais poderoso do portal é a nossa fé em Deus e nossa espiritualidade, que torna o portal menos sombrio e horripilante.
Devemos sempre estar vigilante em manter o elo das nossas mentes com Deus, pois não somos capazes de guardá-lo sozinhos.
Um novo cenário onde devemos captar boas informações, como melhorando a educação e o acesso a cultura, deve ser montado para que possamos erradicar a cultura do mal e dar a vida, o verdadeiro valor que ela tem.
Não sou psicólogo nem teólogo, nem tampouco pesquisador nesta área, mas parece-me muito útil basear o inexplicável nessa teoria. Mesmo porque a complexidade do nosso cérebro, já nos dá a certeza da existência de Deus. E porque Ele não deixaria um porta de comunicação oculta em nossa mente? Uma porta onde as boas informações seriam sempre enviadas a nossa alma, sempre que solicitadas?
Não quero que tomem isso como uma verdade, apenas que reflitam sobre a natureza do homem e a face oculta da mente, que todos sabemos que existem.
A partir dessa idéia, passe a vigiar melhor o seu pensamento e alimentar a sua mente com coisas saudáveis e saudaveis, que valorizem o próximo e mantenha as portas abertas a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário