quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O IP está em toda a parte

Hoje eu tive uma experiência muito interessante com um softfone IP. Bom...Todos sabem do que se trata.
Realmente é algo fantástico como a vida converge para o universo IP. Há um certo tempo atrás fui a uma apresentação de um novo produto de um fabricante de PABX (não vou citar o nome porque não tem jabá), mas achei fantástico quando ao apresentar o produto, o palestrante veio com uma caixinha com um DVD.
Mas como um PABX (private automatic branch exchange), que antigamente eram operados por diversas telefonistas e um técnico com um ferro de solda e uma lixinha de relé, pode caber em um DVD?
Eu alcancei alguns que eram armários assustadores, com uma infinidade de relés e válvulas, como a da figura abaixo:
Eram realmente fascinantes essas centrais, devido a forma meticulsa como eram construídas. Tinham uma estrutura um tanto complexa e com recursos bem limitados.
Mas voltando a minha experiência com o softfone, devo dizer que realmente ele reúne recursos de um simulador fiel de diversos aparelhos telefônicos digitais em um só software. Aparelhos KS com diversas funções, como bina, viva-voz, rediscagem, discagem abreviada, entre outras.
A qualidade do áudio também muito bom.
Fico imaginando o que faremos com os aparelhos telefônicos atuais. Em não muito tempo estes telefones serão peças de museu ou decoração, pois não terão outra finalidade.
Talvez a simbologia de status que os atuais aparelhos representam, ainda os mantenham al gum tempo no mercado.
Mas a minha imaginação vai além disso. Já estamos virtualizando computadores e servidores. Simulamos aviões, antes de serem construídos, contruímos edifícios e simulamos terremotos sob eles.
Os Pabx IPs já são realidade, e as comunicações entre locais distantes já são feitas pela internet.
Nos países mais desenvolvidos, além da voz, as transmissões de vídeo já estão ao alcance do usuário e com excelente qualidade.
Aqui um exemplo de uma solução de IP PABX, com todas as suas funcionalidades. A imagem fala por si. É realmente uma estrutura que traz muitos recursos e muitas facilidades ao usuário.






Estamos caminhando para um mundo IP puro, dominado por protocolos e virtualizações, onde o que é virtual pode ter consequencias reais em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário